Profissões Marítimas

 

  Pesca

     A Pesca é uma actividade marítima em que o pescador extrai animais marítimos do meio onde se desenvolvem com objectivos como a alimentação ou a preservação de espécies em vias de extinção, colocando-as em viveiros.

    Esta actividade é practicada já há bastante tempo, existem registos da mesma desde o Paleolítico, sendo uma actividade essencial para a sobrevivência do Homem. Existem várias referências à pesca em gravuras e em algumas passagens bíblicas

 

 

 

Aquacultura 

A Aquacultura é a criação de seres vivos aquáticos, tal como a produção de peixes, moluscos, crustáceos e anfíbios. Também se cultivam plantas aquáticas, para uma posterior utilização do Homem. Já há 4000 anos que o homem pratica esta actividade. Existem registos que povos antigos, já o teriam feito muito antes da era actual. Hoje em dia, a população de seres vivos que habitam tem aumentado, comparando com anos anteriores. Apesar de ser uma prática com bastantes vantagens, a Aquacultura inclui também muitos problemas. A quantidade de peixes é maior, mas a qualidade é muito menor.

 

 Mergulho

  O mergulho é uma prática já bastante antiga, começando a ser praticada com segurança a meados do século XVII, quando um padre italiano, Giovanni Alfonso Borelli, que utilizando um fato impermeável, mergulhou com sucesso. Existem três tipos de mergulho: o livre (o tipo de mergulho mais básico, em que o nadador utiliza técnicas de respiração par anão precisar do auxílio de equipamentos de respiração); o mergulho dependente (que é o mais praticado pelos profissionais, que trabalham em plataformas de petróleo) e o mergulho autónomo (mergulho que permite o profissional ficar bastante tempo debaixo de água).

 

 

 

 

 

Procurar no site

*KitMar não pertence ao grupo e este é apenas um trabalho escolar.